Coordenador : Jose Claudio Siqueira Castanheira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388989.2201.49072.23022023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O público-alvo da conferência é majoritariamente constituído pela comunidade acadêmica: professores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Como a temática do evento é interdisciplinar, abrangendo campos de conhecimento como Comunicação, Música, Cinema, Arte, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia, entre outros, é esperada também uma participação do público não acadêmico ligadas a atividades profissionais correlatas. Espera-se que o público interessado em performances artísticas sonoras também participe, uma vez que a conferência aceita tanto trabalhos científicos quanto propostas artísticas.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Instituto de Arte e Comunicação Social
Objetivo
1. Ampliar o campo de Estudos de Som no Brasil, em consonância com a pesquisa internacional na área; 2. Propor um espaço de colaboração entre pesquisadores brasileiros, ligados aos programas de graduação e de pós-graduação em instituições nacionais e pesquisadores internacionais, procurando estabelecer uma agenda comum de discussões mais atualizada sobre som, fortalecendo sobretudo o diálogo entre instituições de pesquisa que desenvolvem investigação no campo, tais como UFF, UFSC, UFES, UFRGS, IFRS, UFPE, UFC, UNIP, Unisinos entre outras. 3. Contribuir para a expansão e a diversificação da pesquisa no Brasil em relação a temas pouco explorados, propondo o desenvolvimento de estudos sobre objetos não canônicos ou historicamente estabelecidos; 4. Incentivar o diálogo entre pesquisadores do Norte e do Sul Global, tornando nossa produção científica acessível a um grande número de instituições e pensadores da área que, comumente, não teriam acesso ao conhecimento produzido fora do eixo EUA-Europa; 5. Promover a renovação do conhecimento produzido na área a partir de intercâmbios científicos e institucionais entre membros ou representantes de Centros, Núcleos e/ou Grupos de Pesquisa, bem como encorajar o caráter questionador desse conhecimento e estabelecer traduções transdisciplinares; 6. Tornar visível a produção artístico-cultural brasileira ao público internacional, evidenciando as qualidades de nossa criação no campo do sonoro e as de outros países latino-americanos; 7. Fornecer ao público uma visão ampla e menos distorcida das produções artísticas e reflexões teóricas de países com menor visibilidade, especialmente com o acesso mais imediato a obras de autores pouco conhecidos do grande público; 8. Fomentar a pesquisa e produção artística nessa área a partir de novas ferramentas criadas por instituições de pesquisa e desenvolvedores independentes, envolvendo professores e alunos das diversas áreas da universidade. Essas ferramentas ampliarão o diálogo entre a universidade e as demais instâncias da sociedade – como coletivos e organizações não governamentais – que trabalham com a popularização de soluções tecnológicas nos campos de som e imagem.
Resumo
A III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Os Sons do Fim do Mundo será realizada na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, entre os dias 07 e 09 de junho de 2023. Refletirá sobre os riscos, distopias e possibilidades de sobrevivência em um contexto contemporâneo de hiperconexão e esgotamento dos recursos naturais do planeta, produzindo discussões relacionadas às questões contemporâneas dos campos das humanidades, das artes e das ciências sociais. O evento busca formas de escutar um processo emergente e urgente e que usualmente é percebido e abordado por outros sentidos e camadas cognitivas, afetivas e sensoriais, como o visual, o olfativo, o tátil e térmico, o discursivo e narrativo. A conferência reunirá trabalhos acadêmicos, artísticos e de realizadores de diversas áreas. O evento contará com dois convidados internacionais de renome internacional, afinados com as discussões propostas pelo tema e com participantes pesquisadores, realizadores e artistas nacionais e internacionais que proporão apresentações de trabalhos acadêmicos, performances e obras sonoras. A seleção dessas propostas se dará a partir de chamada de propostas divulgada nas redes de pesquisa, curadoria e realização já formadas pela CIPS a partir de suas duas edições anteriores. O evento será distribuído em três dias. Os grupos de trabalho serão o centro destes dias, e o segundo dia focará nas performances e obras sonoras selecionadas. Os trabalhos, conferências, obras e performances serão posteriormente selecionados e organizados em um volume a ser publicado após a realização do evento.